segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Rede e o Ser


Uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação está remodelando a sociedade aceleradamente, devido a isto, está surgindo uma nova cultura.  As redes interativas de computadores estão crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida, e ao mesmo tempo sendo moldadas por ela. As mudanças sociais são tão drásticas quanto os processos de transformação tecnológica e econômica e podem ser observadas de diversas maneiras.
O próprio capitalismo passa por um processo de reestruturação caracterizada por uma maior flexibilidade e organização. Há uma redefinição da família devido à relação entre seus membros, da sexualidade e da personalidade. A consciência ambiental também foi remodelada e tanto os políticos quanto as empresas.
As sociedades estão cada vez mais estruturadas em uma oposição bipolar entre a Rede e o Ser. E a fragmentação social se propaga à medida que as identidades tornam-se mais específicas e cada vez mais difíceis de compartilhar.
  • Tecnologia, sociedade e transformação histórica:
A sociedade não pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnológicas. Um exemplo é que na década de 70, nos Estados Unidos, Califórnia, um novo paradigma, baseado nas tecnologias da informação, começou a ser construído (surgimento e a evolução da Internet). À medida que esta revolução se espalhou por outros países os objetivos com a tecnologia tornaram-se diversos.
Além disso, por intermédio do Estado, a sociedade pode sufocar o desenvolvimento da tecnologia ou entrar num processo acelerado de modernização, isto vai depender dos interesses estatais num determinado período.
  •  Informacionalismo, industrialismo, capitalismo, estatismo: modos de desenvolvimento e modos de produção.
A revolução da tecnologia da informação foi essencial para a implementação de um importante processo de reestruturação do sistema capitalista a partir da década de 80. No processo, o desenvolvimento e as manifestações dessa revolução tecnológica foram moldados pelas lógicas e interesses do capitalismo avançado.  O estatismo também tentou redefinir os meios de consecução de seus objetivos estruturais, entretanto a tentativa facassou a ponto de haver um colapso de todo o sistema, em razão a incapacidade do estatismo para assimilar e usar os princípios do informacionalismo embutidos nas novas tecnologias da informação.
De acordo com o autor, as sociedades são organizadas em processos estruturados por relações historicamente determinadas de produção, experiência e poder

  • Produção é a ação da humanidade sobre a matéria para apropriar-se dela e transformá-la em seu benefício.
  • Experiência é a ação dos sujeitos humanos sobre si mesmos, determinada pela interação entre identidades biológicas e culturais desses sujeitos em relação a seus ambientes sociais e naturais.
  •  Poder é aquela relação entre os sujeitos humanos que, com base na produção e experiência, impõe a vontade de alguns sobre os outros pelo emprego potencial ou real de violência física ou simbólica.
A comunicação simbólica entre os seres humanos e o relacionamento entre esses e a natureza geram culturas e identidades coletivas.
O produto do processo produtivo é usado pela sociedade de duas formas: consumo e excedente. O capitalismo visa a maximização de lucros, enquanto o estatismo visa a maximização do poder.
O industrialismo é voltado para a maximização de produção, já o informacionalismo visa o desenvolvimento tecnológico. A busca por conhecimentos e informação caracteriza a função da produção tecnológica no informacionalismo.

 
  •  O informacionalismo e a perestroyka (reestruturação) capitalista:
O novo sistema econômico e tecnológico pode ser adequadamente caracterizado como capitalismo informacional. A inovação tecnológica e a transformação organizacional garantem a velocidade e a eficiência da reestruturação.


(O ser na sociedade informacional)

Para o autor, identidade é o processo pelo qual um ator social se reconhece e constrói significado principalmente com base em determinado atributo cultural ou conjunto de atributos, a ponto de excluir uma referencia mais ampla a outras estruturas sociais.
Para Raymond Barglow, em resumo: a tecnologia esta ajudando a desfazer a visão do mundo por ela promovida no passado.


Um exemplo da crise dos padrões de identidade estabelecidos é a repercussão da seita Verdade Suprema no Japao em 1995.


(Líder da seita Verdade Suprema)

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