As relações entre o uso de instrumentos e a fala afeta várias funções psicológicas, entre elas a percepção e a atenção.
A maneira pela qual
crianças pequenas descrevem uma figura difere em estágios sucessivos de seu
desenvolvimento.
- Dos estudos de Stern:
·
Uma
criança com dois anos limita sua descrição a objetos isolados
·
Uma
criança mais velha descreve ações e consegue perceber a figura como um todo.
Porém há uma
contradição, outros estudos psicológicos mostram que os processos perceptivos
de uma criança são inicialmente fundidos e só mais tarde se diferenciam.
Para solucionar este
problema outro experimento foi feito, no qual a criança teria que explicar a
figura através de mímica. Então, crianças de dois anos conseguiram perceber a
figura perfeitamente e a representaram através de gestos e Stern interpretou
isso como um produto das limitações do desenvolvimento de sua linguagem.
Quando a criança
começa a falar os mecanismos intelectuais relacionados a fala adquirem uma
função sintetizadora e as percepções cognitivas tornam-se mais complexas. Os
elementos, separadamente, são rotulados e, então, conectados numa estrutura de
sentença, tornando a fala analítica.
Conclui-se que a
linguagem e a percepção estão ligadas, mesmo que não se fale para resolver um
determinado problema. Toda observação humana consiste em percepções
categorizadas ao invés de isoladas.
Todo processo de
seleção pela criança é:
·
Externo.
·
Encontrado
na forma motora.
O movimento não se separa da percepção. Já os
adultos tomam uma decisão prévia interna e em seguida levam adiante a escolha.
Porém o uso de signos
auxiliares rompe com a fusão entre o campo sensorial e o sistema motor tornando
possíveis assim novos tipos de comportamento. Há uma conexão estabelecida
internamente entre o estímulo e o signo auxiliar correspondente.
Com o auxílio da
palavra, a criança começa a dominar sua atenção, criando um campo temporal que
lhe é tão perceptivo e real quanto o visual.
A memória da criança
transforma-se num método de unir elementos da experiência passada com o
presente.
Como no caso da memória
e da atenção à inclusão de signos na percepção temporal cria as condições para
o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado,
presente e futuro.
A atividade
voluntária mais que do intelecto altamente desenvolvido, diferencia os seres
humanos dos animais filogeneticamente mais próximos.
FONTE:
VIGOTSKI, S. L. A
Formação Social da Mente. Cap. 2
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