segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Desenvolvimento da Percepção e da Atenção


As relações entre o uso de instrumentos e a fala afeta várias funções psicológicas, entre elas a percepção e a atenção.
A maneira pela qual crianças pequenas descrevem uma figura difere em estágios sucessivos de seu desenvolvimento.
  •     Dos estudos de Stern:
·         Uma criança com dois anos limita sua descrição a objetos isolados
·         Uma criança mais velha descreve ações e consegue perceber a figura como um todo.
Porém há uma contradição, outros estudos psicológicos mostram que os processos perceptivos de uma criança são inicialmente fundidos e só mais tarde se diferenciam.
Para solucionar este problema outro experimento foi feito, no qual a criança teria que explicar a figura através de mímica. Então, crianças de dois anos conseguiram perceber a figura perfeitamente e a representaram através de gestos e Stern interpretou isso como um produto das limitações do desenvolvimento de sua linguagem.
Quando a criança começa a falar os mecanismos intelectuais relacionados a fala adquirem uma função sintetizadora e as percepções cognitivas tornam-se mais complexas. Os elementos, separadamente, são rotulados e, então, conectados numa estrutura de sentença, tornando a fala analítica.
Conclui-se que a linguagem e a percepção estão ligadas, mesmo que não se fale para resolver um determinado problema. Toda observação humana consiste em percepções categorizadas ao invés de isoladas.
Todo processo de seleção pela criança é:

·         Externo.
·         Encontrado na forma motora.

O movimento não se separa da percepção. Já os adultos tomam uma decisão prévia interna e em seguida levam adiante a escolha.
Porém o uso de signos auxiliares rompe com a fusão entre o campo sensorial e o sistema motor tornando possíveis assim novos tipos de comportamento. Há uma conexão estabelecida internamente entre o estímulo e o signo auxiliar correspondente.
Com o auxílio da palavra, a criança começa a dominar sua atenção, criando um campo temporal que lhe é tão perceptivo e real quanto o visual.
A memória da criança transforma-se num método de unir elementos da experiência passada com o presente.
Como no caso da memória e da atenção à inclusão de signos na percepção temporal cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro.
A atividade voluntária mais que do intelecto altamente desenvolvido, diferencia os seres humanos dos animais filogeneticamente mais próximos. 



 FONTE:
VIGOTSKI S. L. A Formação Social da Mente. Cap. 2

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