domingo, 23 de outubro de 2011

Redes Sociais Virtuais


Para iniciarmos esse assunto citarei as redes sociais virtuais mais conhecidas atualmente: Orkut, MySpace, Facebook, Twitter, Fotolog, Via6, Flickr, Windows Live Spaces, Amor em Cristo, Amiguinhos, OctoPop (antigo Gazzag), Last.FM, Lance Activo, LinkedIn, Par Perfeito, UOL K, Vox, Yahoo 360, Friendster, Hi5,Friends Reunited, Cyworld, Mixi.




  •  Vamos entender o que são redes sociais virtuais.
                As Redes Sociais Virtuais são grupos ou espaços específicos na Internet, que permitem partilhar dados e informações, sendo estas de caráter geral ou específico, das mais diversas formas (textos, arquivos, imagens fotos, vídeos, etc.). Há também a formação de grupos por afinidade, formando comunidades virtuais, com ou sem autorização, e de espaços abertos ou não para discussões, debates e apresentação de temas variados (comunidades, fóruns, twitter, sites de relacionamento).

  • Como elas estão sendo utilizadas?
                Ao se questionar para que servem as redes sociais virtuais o que logo vem em nossas cabeças é: “elas conectam as pessoas por intermédio do computador”; “eu posso falar com pessoas que não tenha contato a muito tempo”. Porém, como tudo na vida, as redes sociais virtuais também possui seu lado negativo. O que preocupa, é o fato de existir muitas pessoas trocando o contato físico/real pelo virtual. Exemplo: pessoas que estão no mesmo ambiente, mas ao invés de conversarem diretamente elas conversam por MSN.



No artigo “As Redes Sociais Virtuais - Uma proposta de escola paralela”, escrito por Cláudia Coelho Hardagh; Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional-SENAC propõem a utilização das redes sociais virtuais como espaço de aprendizagem alternativo para suporte do ensino presencial, neste trabalho estes espaços hipermidiáticos são denominados de Escolas paralelas.
                A pesquisa em desenvolvimento procurou levantar e analisar as categorias psico-pedagógicas, comunicacionais, cognitivas e  sociológicas presentes nesses espaços virtuais com possibilidade de uso pelos professores para potencializar a aprendizagem do aluno.  Analisar as características ideológicas das novas mídias e como o seu  uso como instrumento pedagógico pode contribuir para a mudança da  relação professor e aluno, do espaço e tempo escolar, na motivação e  aprendizagem. 


 
Fontes:  
  • blog.censanet.com.br/2009/04/redes-sociais-virtuais/
  • www.abed.org.br/congresso2007/tc/4192007114858AM.pdf